O já tão desgastado mas real tema, 'Trabalho e educação no futuro', aqui exposto em forma de texto e de vídeo, é uma pequena chamada de atenção para as grandes mudanças que deverão vir por aí, e é bem melhor que as conheçamos antes delas chegarem, e que possamos, minimamente, estar de certa forma adaptados, pois se assim não for corremos o sério risco de ficarmos à margem das suas benesses e de nos tornarmos verdadeiros 'tiranossauros'. Este artigo, portanto, tem como propósito alertar, através de uma simples mensagem, acerca das mudanças radicais que o futuro do trabalho, e por consequência, da educação, irão provocar ao longo deste século. E a velocidade com que isto acontece cada vez mais, menos tem a ver com a velocidade com que nos acostumamos a gerir as nossas vidas. Ou seja, quando adquirirmos uma informação que temos interesse em vir a saber mais sobre a mesma e sobre como a podemos utilizar em nosso próprio benefício, se não tivermos o devido cuidado com a gestão do nosso tempo para pôr em prática tal intento, rapidamente esta mesma informação torna-se ultrapassada, obsoleta. Podemos achar que isso é horrível, deplorável e que não devemos 'colaborar' para que este tipo de situações tornem-se o 'normal', a regra. Em alguns casos até podemos conseguir, mas na esmagadora maioria das situações, já não mais é possível, pois a velocidade das inovações, associadas a tecnologia, com que nos deparamos, asfixia-nos, com tanta informação e pouca ou quase nenhuma capacidade de resposta de nossa parte, Mas isto nem sempre é a realidade. Depende de nós!
... E não são palavras minhas: «estudos recentes confirmam que a cada dois a três anos, o conjunto de todo o conhecimento, em todas, ou quase todas áreas da atividade humana, renova-se praticamente na sua totalidade.» Torna-se novo, ou praticamente quase todo novo. Para uns, uma verdadeira 'hecatombe', uma 'catástrofe' social e económica que a Humanidade terá de enfrentar. Para outros, a maior oportunidade de sempre!
Tudo é uma questão de ponto de vista, do modo como se olha e se vê as transformações do mundo do trabalho, da educação e das demais áreas da atividade humana.
Nossas ATITUDES e nossas AÇÕES é que irão ditar os rumos a seguir.
Trabalhar no futuro por projectomarketingdigital
A Unesco, através da sua declaração "Declaração Mundial sobre Educação para Todos", há mais de quarenta anos nos alerta para a necessidade do direito a educação para todos, sob pena de virmos a sofrer as consequências, a nível global, do incumprimento desta necessidade básica. Alerta-nos, que estamos a entrar num 'tempo' de esperanças e de oportunidades, e que a aquisição das aprendizagens básicas poderá proporcionar uma verdadeira 'revolução' na qualidade de vida das sociedades.
Para tal, a cooperação internacional, através da utilização das ferramentas digitais adequadas deverão promover a diminuição das diferenças culturais, educacionais e económicas de que tanto necessitamos.
Eu acredito. E você?
Deixe o seu comentário aqui abaixo, inscreva-se no nosso blog (devido a possível pouca durabilidade por causa da mobilidade, não utilize o seu email institucional para inscrever-se. Utilize o seu email pessoal.) e passe a receber na sua conta de email, todo o nosso material educativo que publicarmos.
Sem comentários:
Enviar um comentário